Normas e Procedimentos

Matrícula

As matrículas nas disciplinas de graduação são efetuadas semestralmente, através do Sistema Júpiter Web – https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/, de acordo com as datas estabelecidas no Calendário Escolar da USP fixado anualmente. 

Atenção: Para os alunos ingressantes, a matrícula no 1º semestre do curso é realizada automaticamente.

Trancamento de matrícula

Entende-se por trancamento de matrícula a interrupção parcial ou total das atividades escolares, a pedido do aluno.

Trancamento parcial

Quando a interrupção se verifica em uma ou mais disciplinas.

Trancamento total

Quando a interrupção abrange todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado. As condições e os prazos de trancamento de matrícula constam de normas específicas do Conselho de Graduação. Ressalta-se que em cada período letivo a carga horária mínima para a matrícula não poderá ser inferior a doze horas-aula semanais, que correspondem a 12 créditos-aula, excetuados os casos de matrículas para conclusão de curso, os de impedimento decorrente de reprovações em “disciplinas requisito” e os de força maior, a critério da Comissão de Graduação da EESC. Por outro lado, a carga horária máxima semanal não poderá ultrapassar o limite de 40 horas aula. 

Cancelamento de matrícula

Entende-se por cancelamento de matrícula a cessação total de vínculos do aluno com a Universidade. O cancelamento voluntário de matrícula ocorrerá por transferência para outra instituição de ensino superior ou por expressa manifestação de vontade do aluno. O cancelamento de matrícula por ato administrativo ocorrerá: I) Por motivos disciplinares; II) Se for ultrapassado o prazo de três anos de trancamento total de matrícula; III) Se o aluno não se matricular por dois semestres consecutivos; IV) Se o aluno não obtiver nenhum crédito em dois semestres consecutivos, excetuados os períodos de trancamento total; V) Se o aluno for reprovado por freqüência em todas as disciplinas em que se matriculou em qualquer um dos dois semestres do aluno de ingresso. VI) Se verificada a matrícula simultânea em cursos de graduação da USP e de outra instituição pública de ensino superior (Art. 75 – RG-USP). 

Os alunos que tiverem sua matrícula cancelada com fundamento nos itens II,III,IV e V poderão requerer seu retorno à USP, desde que devidamente justificadas as causas que provocaram o cancelamento. As transferências e os graduados terão preferência para preenchimento de vagas em relação aos pedidos de retorno. Quando o número de vagas para retorno for inferior ao número de pedidos, a Comissão de Graduação (CG) providenciará a seleção dos interessados, examinando o histórico escolar, tempo de afastamento e outros elementos que julgar convenientes. Permitida a reativação de matrícula, a CG estabelecerá as adaptações curriculares indispensáveis à reintegração do aluno (Art. 80 – RG-USP). Fica condicionada à decisão da CG a matrícula do aluno que: 1) Não obtiver aprovação em pelo menos vinte por cento dos créditos em que se matriculou nos dois semestres anteriores; 2) Não integralizar os créditos para a conclusão de seu curso no prazo máximo definido pela Congregação da Unidade (Art. 76 – RG-USP). 

Transferências

As normas e programas das transferências (Internas e Externas) obedecerão os critérios aprovados pelos colegiados pertinentes da EESC. O preenchimento das vagas Externas ocorrerá em duas etapas, sendo que a FUVEST será responsável pela etapa inicial (pré-seleção) e a EESC será responsável pela segunda etapa.

Adaptações curriculares (Aproveitamento de estudos)

Os pedidos de dispensa de cursar disciplinas serão homologados pela Comissão de Graduação da EESC, após manifestação do departamento ou órgão responsável. Disciplinas cursadas fora da USP somente poderão ser aproveitadas até o limite de dois terços do total de créditos fixado para a integralização do respectivo currículo (Art. 79 – RG-USP).

Avaliação do rendimento escolar

A avaliação do rendimento escolar do aluno será feita em cada disciplina, em função de seu aproveitamento verificado em provas e trabalhos decorrentes das atividades exigidas do aluno. Fica assegurado ao estudante o direito de revisão de provas e trabalhos escritos, conforme regulamentação estabelecida pelo conselho do departamento. Essa revisão deverá ser feita na presença do aluno. É obrigatório o comparecimento do aluno às aulas e a todas as atividades escolares, competindo aos departamentos a responsabilidade de verificação da freqüência do corpo discente. As notas variarão de 0 (zero) a 10 (dez), podendo ser aproximadas até a primeira casa decimal. Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) e tenha, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência na disciplina. 

Calendário escolar

Os prazos estabelecidos pelo Calendário Escolar da USP, fixados anualmente pelo Conselho de Graduação (CoG), devem ser rigorosamente cumpridos, notadamente os referentes às épocas de matrícula, para o bom andamento dos trabalhos e atividades acadêmicas.

Para visualizar o Calendário Escolar clique aqui.

Currículo

Para obtenção de grau acadêmico o aluno deve cumprir um currículo, que compreende uma sequência hierarquizada de disciplinas de graduação, à base de requisitos, integralizando o número de unidades de créditos aprovados pelo Conselho de Graduação (CoG) da Universidade de São Paulo. Na EESC os currículos dos cursos de graduação poderão ser vistos na página do Sistema Júpiter Web.

Créditos

A integralização do currículo faz-se por meio de créditos atribuídos às disciplinas em que o aluno tenha sido aprovado. Crédito é a unidade correspondente a atividades exigidas do aluno. Essas atividades compreendem: - aulas teóricas, seminários e aulas práticas, que correspondem ao “crédito-aula”, equivalente a 15 horas-aula; - planejamento, execução e avaliação de pesquisa; trabalhos de campo, internato e estágios supervisionados ou equivalentes; leituras programadas; trabalhos especiais, de acordo com a natureza das disciplinas excursões programadas pelo departamento, que correspondem ao “crédito-trabalho”, cujo valor equivale a 30 horas. 

 

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